Conheça a Hebara

Há 25 anos no mercado brasileiro, a Hebara é especialista em desenvolvimento e gestão de produtos lotéricos, realizando todas as atividades estratégicas para o negócio, da criação do produto ao marketing, da comercialização à distribuição.

Sua história começa com o lançamento da loteria instantânea no Rio de Janeiro, a partir da concepção da RASPADINHA DO RIO. Em 1990, em licitação, foi selecionada pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro, LOTERJ, para desenvolver e distribuir seus produtos lotéricos. Esse movimento impulsionou o desenvolvimento da empresa. A Hebara passa então a criar, desenvolver, divulgar e distribuir a RASPADINHA DO RIO.

Em 1998, a empresa ampliou sua atuação no Estado do Rio de Janeiro ao conquistar o contrato para operar a loteria convencional de múltiplas chances. Nessa modalidade, em 2007, a Hebara lança o produto Rio de Prêmios, que se tornou sucesso em vendas rapidamente. Com uma trajetória sólida, marcada pela credibilidade, conhecimento técnico e de mercado, criatividade, agilidade e eficiência na operação de varejo, a Hebara consolidou-se como referência de excelência no mercado lotérico.

Performance em foco

As estratégias de negócio implantadas pela Hebara, em combinação com o modelo lotérico adotado pela LOTERJ, transformaram a loteria do Estado do Rio de Janeiro em uma das mais lucrativas da América Latina.

A rapidez na tomada das decisões, a transparência e a eficiência operacional, são fatores críticos para a obtenção dos resultados consistentes apresentados pela Hebara.

Aliados aos investimentos contínuos em desenvolvimento de produtos e publicidade, a Hebara investe massivamente em pesquisas junto aos consumidores e aos pontos de venda, visando acompanhar as movimentações do mercado e antecipar as mudanças no comportamento de consumo.

A gestão marcada pelo foco em resultados mantém a Hebara em posição de destaque nesse mercado. As vendas de loteria instantânea da LOTERJ, sob operação da Hebara, são cinco vezes maior, per capita, do que a média nacional.

Fonte: La Fleur’s The World Lottery Almanac 2014


Mais diferenciais

O amplo levantamento realizado com institutos de pesquisa auxilia no desenvolvimento dos negócios, porque permite compreender hábitos e tendências de consumo. Atualmente, a Hebara promove pesquisas com consumidores, não-consumidores, ex-consumidores e pontos de venda.

Outra característica marcante é o engajamento da empresa em congressos internacionais da indústria lotérica para gerar intercâmbio. Além de fortalecer suas estratégias para criação e marketing, sobretudo por utilizar como referência produtos similares de outros países (Estados Unidos, Itália, França e Inglaterra), também contribui para aperfeiçoar os resultados obtidos no Brasil.



Estrutura do negócio

O modelo implementado pela Loterj, terceirizando o desenvolvimento e distribuição dos seus produtos com a Hebara contabiliza excelentes resultados e se transformou no case de operação de loterias estaduais mais bem-sucedidos no país. A flexibilidade e agilidade dos 250 profissionais envolvidos nesse processo também são elementos-chave do trabalho realizado pela empresa.

Operação em números

  • O Rio de Prêmios distribui milhões de reais em premiações por ano para cidadãos do Rio de Janeiro.
  • Mais de 3.5 mil pontos de vendas são atendidos e estruturados para alavancar as vendas de bilhetes lotéricos.
  • As operações da Hebara contribuem para a Loterj realizar doações a mais de 100 obras sociais, tais como APAE, ABBR, Casa da Criança, ANDEF entre tantas outras. Em torno de R$ 10 milhões anuais são destinados a obras sociais.

Atividades desenvolvidas

  • Desenvolvimento, criação, pesquisa, produção e comercialização de produtos lotéricos.
  • Todos os processos lotéricos são auditados pela Loterj e os sorteios dos bilhetes são realizados ao vivo.
  • A equipe comercial percorre todos os pontos de vendas do estado do Rio de Janeiro pelo menos duas vezes por semana.
  • Cerca de 3.5 mil pontos de vendas percorridos semanalmente, entre bancas de jornais, drogarias, supermercados, bares, lojas de conveniência, postos, quiosques, mercearias, videolocadoras, padarias e pequenos varejos.
  • Entre as etapas de distribuição estão: entrega de produtos, verificação e recolhimento de bilhetes premiados, processamento de bilhetes não vendidos e distribuição de peças de merchandising.
  • Ações semanais de telemarketing ativo e receptivo complementam a atuação da equipe comercial, principalmente, na reposição de produtos nos pontos de vendas.
  • Investimento permanente em campanhas publicitárias em diferentes mídias para divulgar seus produtos.
  • Produção de programas de TV semanais para dar suporte à divulgação e às vendas dos produtos.



Política de atuação

Os negócios e as operações da Hebara visam sempre seguir as melhores práticas do mercado e do setor lotérico, como: relacionamento com fornecedores e clientes dentro dos princípios éticos; respeito aos colaboradores; e preservação de produtos, marcas e patentes, garantindo o respeito à propriedade intelectual.

Gestão de qualidade

A Hebara se destaca quando o assunto é criatividade e experiência no setor, afinal, escreveu sua história estruturando produtos com premiações e formatos inovadores e atraentes para os consumidores. Outro ponto forte dos seus produtos é estarem adequados à realidade socioeconômica brasileira devido às pesquisas que a empresa analisa todos os anos sobre o perfil de consumo dos brasileiros.

O conhecimento sobre os hábitos de vida da população – objetivos, expectativas e sonhos de consumo – ajuda a empresa a estruturar operações eficientes e adequadas ao mercado brasileiro. Por isso, uma das estratégias da Hebara é buscar o aumento das vendas por meio da diversificação de produtos, que atendam a diferentes perfis de consumidores.

Habitualmente, a empresa testa e investe em novas temáticas, mecânicas de jogos e serviços. Seu principal objetivo é oferecer jogos com mais satisfação, entretenimento e premiação.