História
Fundada em 1990
Fundada em 1990, a Hebara tem mais de 30 anos de experiência e é especializada na criação, planejamento, operação, logística e distribuição de produtos lotéricos.
Nossa história começou com o lançamento da loteria instantânea no Rio de Janeiro, a partir da criação da RASPADINHA DO RIO ®, com o contrato firmado em 1991 com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro – LOTERJ, que apostou no modelo de terceirizar grande parte das atividades lotéricas do Estado, através de licitação para contratação de empresa para gerenciar etapas importantes para garantir a qualidade de seus produtos e a eficiência de uma operação de varejo.
Desde então a Hebara foi responsável pelo desenvolvimento, planejamento, marketing e distribuição dos produtos de loteria instantânea comercializados pela LOTERJ, vencendo todas as licitações que participou até o ano de 2016, quando optou por não participar da licitação para renovação de seu contrato com a LOTERJ.
Foram lançadas mais de 500 séries da RASPADINHA DO RIO ®, com diversos temas, tamanhos e price points atingindo um faturamento de mais de R$ 2 bilhões de reais no período.
Em 1998 a Hebara também obteve o direito de operar a loteria convencional de múltiplas chances, sendo responsável pelo desenvolvimento, planejamento, marketing e distribuição dos todos os produtos desta modalidade lotérica comercializados pela LOTERJ, vencendo sucessivamente todas as licitações até o ano de 2019, quando também optou por não participar da licitação com vistas à renovação de seu contrato com a autarquia.
Dentre os produtos de múltiplas chances desenvolvidos pela Hebara, destacamos o lançamento do Rio de Prêmios®, em julho de 2007, que foi totalmente concebido pela empresa e que teve estrondoso sucesso de vendas por 13 anos consecutivos, sendo descontinuado em 2020, em virtude da decisão da Hebara de não participar do processo licitatório da LOTERJ.
O sucesso do Rio de Prêmios® foi tamanho que o produto apresentou resultado de vendas superiores a 330.000.000 (trezentos e trinta milhões) de bilhetes vendidos, com um faturamento superior a R$ 1.4 bilhão de reais.
A partir de fevereiro de 2020 a Hebara passou a distribuir o produto de capitalização na modalidade filantropia premiável RJ DA SORTE, em parceria com a empresa Novos Rumos, a Capemisa Capitalização e a FENAPAEs – Federação Nacional das Apaes. As severas restrições de circulação de pessoas no Rio de Janeiro, impostas pelas autoridades em função da pandemia de COVID-19, motivaram a descontinuidade do RJ DA SORTE em março de 2021.
PERFORMANCE VALORIZADA
O modelo de negócio adotado pela Hebara tornou-se sucesso no país, sobretudo por causa de seus diferenciais: agilidade na tomada de decisões, operação que permite programação dos investimentos necessários para o atingimento das metas; oferta de premiações atrativas para o perfil do consumidor brasileiro, realização constante de pesquisas quantitativas e qualitativas para avaliação dos produtos e do mercado lotérico em geral, troca constante de experiências internacionais em congressos e seminários, autonomia e criatividade no processo de gestão.
Mesmo dentro de uma conjuntura em que a loteria não tem a valorização que tem no exterior, a Hebara não deixou de se destacar como uma das melhores operadoras lotéricas do país. Até mesmo no cenário mundial sua performance é reconhecida, tendo a sua atuação ficado entre as cem maiores do mundo, de acordo com os dados divulgados por publicações especializadas, como o La Fleur’s e The World Lottery Almanac.